A caseína também é extraída do leite, mas não do seu soro com as Wheys Proteins, mas da parte sólida. Ela não tem o mesmo valor biológico do que as Wheys, mas essa fonte de proteína tem sido muito utilizada porque é uma proteína que demora mais tempo para ser absorvida, e com isso o corpo fica mais tempo absorvendo a proteína, e isso se chama síntese protéica. Hoje se sabe que quanto mais tempo se fica em síntese protéica maior é o ganho de força e massa muscular.

A Caseína pode permanecer sendo absorvida por até 5 ou 7 horas, e é por isso que ela é considerada a fonte de proteína em suplementos com tempo de absorção mais longo. A caseína é ideal para ser tomada a noite, antes de dormir, pois assim durante o sono o corpo vai estar em processo de síntese, e por conseqüência os processos de recuperação e ganho de massa muscular vão ser otimizados, pois o crescimento muscular na sua maior parte ocorre à noite quando o corpo esta se recuperando.

Muitos produtos misturam a caseína com as WPC´s e com as Isoladas, e isso para se ter uma absorção de proteína desde imediata (por causa da whey) até mais prolongada (pela ação e presença da caseína), com isso consegue-se um efeito time release.

Observe o gráfico:

 

O gráfico mostra que a caseína demora mais tempo para ser digerida que a whey protein. Mas o gráfico também mostra que o alimento sólido também é demorado, na verdade é mais demorado ainda que a caseína, e antes de baixar o gráfico sobe, e isso ocorre porque a absorção não é continua como a whey e caseína, onde se observa que o gráfico apenas desce. Quando o gráfico sobe um pouco para depois descer, como é o caso dos alimentos sólidos, isso indica que para poder ser absorvido (o gráfico descer) o alimento necessita ser metabolizado, e para isso gasta-se energia (o gráfico sobe) para efetuar a quebra dessas proteínas. Então em uma situação onde o corpo precisa recuperar-se não é interessante se trabalhar com fontes de proteína que além de demoradas ainda gastam energia, pois quem paga esse preço geralmente é a massa muscular.

Mas é importante observar e lembrar que a digestão da caseína é mais pesada do que a da Whey Protein, e aquelas pessoas que sentem desconforto para digerir alimentos mais pesados devem estar atentos e sempre preferir as Wheys Proteins, a não ser que tenham o objetivo específico de prolongar o tempo de absorção e a síntese de proteínas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.