"Biologicamente, estamos preparados para absorver o máximo possível de nutrientes, e para estocá-los nas células de gordura", afirma o Dr. Amélio de Godoy Matos, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Mas qual a vantagem disso? Segundo o médico, "A humanidade passou por mais momentos de fome do que de fartura, e a seleção natural privilegiou aqueles indivíduos capazes de aproveitar mais os alimentos".

Ele também explica que o problema cada vez mais grave da obesidade "se deve ao fato de que nunca houve, no mundo, tanta fartura de comida como temos hoje. Além disso, alimentos muito calóricos têm um sabor quase irresistível para o ser humano, o que acaba incentivando enormemente o abuso do açúcar e das gorduras", alerta.

O Dr. Amélio explica que, se a humanidade continuar assim, provavelmente, a seleção natural inverterá o processo, selecionando os indivíduos menos "econômicos", isto é, indivíduos que retém menos alimentos no organismo. "Mas, se acontecer alguma tragédia natural, como uma grande fome, esses indivíduos também sofrerão as conseqüências".

Fonte: Laura Cánepa/Redação Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.