Treinamento de força
Treinamento de Força
12 de October de 2014
img-abdomen-sarado-para-o-verao
Receita de Verão
19 de June de 2015
Ver tudo
eu_atleta_suplementos_19jan

Suplementos alimentares também podem ser consumidos por praticantes de atividade física.

Mas isso provavelmente não é o que você vai ouvir falar por aí. Você vai ouvir falar que suplementos alimentares são só para atletas profissionais, e você também vai ouvir falar que conseguimos tirar tudo o que precisamos de nossa alimentação diária.

Conseguimos tirar o que precisamos de nossa alimentação diária? O que teríamos que comer para isso?

Muitas vezes, as mães dos clientes que vão comprar suplementos e vitaminas dizem:

Suplementos alimentares para não Atletas

Suplementos alimentares ajudam a melhorar a sua nutrição

 

– “Sua avó e eu nos criamos tirando tudo da alimentação, porque você acha que precisa de vitaminas e suplementos?”

Como sempre, a sabedoria dos mais vividos é fundamental, e ela está certa, ela e a mãe dela criaram-se sem necessidade de suplementos e vitaminas. Mas ela pode estar errada ao presumir que vive no mesmo mundo, sob as mesmas condições e hábitos alimentares daquela época, listando apenas alguns motivos:

Problema 1 – Solo empobrecido

vitafit23

Atualmente não é novidade para nenhum profissional que trabalhe da maneira séria com a nutrição, que o solo brasileiro é empobrecido, logo, ao contrário dos países que enriquecem o solo desde a década de 50, como os EUA por exemplo, que além de enriquecer mais o solo ainda criaram o desenho do marinheiro “Popeye”  (que comia espinafres para ficar mais forte quando detectaram que as crianças estavam com as taxas de ferro mais baixas do que o ideal). É importante lembrar que neste caso as crianças ainda nem tinham entrado em estado de anemia leve, mas eles identificaram uma tendência de empobrecimento nutricional, e foram rápidos em criar uma solução que atingisse as próprias crianças, criando o desenho.

E por esses motivos é que o povo americano sempre se destaca nas olimpíadas e outros campeonatos que exigem destreza e força, não somente física mas também mental.

Então quem trabalha de maneira séria não pensa somente em selecionar quais alimentos vão ser benéficos para a pessoa, mas pensa em nível de nutrientes, ou seja, quais nutrientes faltam em seu organismo, e de que maneira esses nutrientes podem chegar mais facilmente para cumprirem seus objetivo nessa programação nutricional de saúde, performance ou estética. Dessa forma, passar alimentos com baixos teores de nutrientes não cumprem com seu papel, e os profissionais que não alertam a importância de se comer tudo 100% orgânico ou utilizar suplementos, na verdade podem estar equivocados e colocarem a saúde de seus pacientes em risco.

Problema 2 – Processos de colheita e transporte

Analisando o padrão de vida das pessoas mais antigas, observamos que eles tinham suas próprias hortas e quintais nos fundos de casa, ou compravam as frutas, verduras e legumes frescos de alguém que possuía produção caseira, que hoje é a famosa e cara comida orgânica, mas naquele tempo era o hábito normal de alimentação dessas pessoas.

Logo, além de que, naquele tempo eles tinham mais variedade, também o tempo que levava desde a colheita da terra até a mesa era mínimo.

Isso sem falar que atualmente a maioria das frutas e legumes são colhidos quando ainda não completaram o seu processo de amadurecimento, isso porque precisamos levar em conta o tempo de transporte, então a fruta termina de amadurecer durante o período do transporte. O problema é a grande perda de nutrientes, pois no processo de amadurecimento que se fixam e se desenvolvem grande parte dos componentes nutricionais benéficos à nossa saúde, não somente as vitaminas e minerais, mas toda uma gama de componentes e enzimas que além de nutrir ainda previnem nosso corpo contra o envelhecimento e curam doenças.

Problema 3 – Processo de armazenagem e preparação dos alimentos:

vitafit25

Recentemente a ciência conseguiu observar que toda vez que os alimentos são armazenados de forma errada, ficam muito tempo em geladeira, ou muito tempo expostos em Buffet, existe a tendência da perda de vários nutrientes.

Também toda vez que a temperatura do cozimento se eleva a mais de 45º existe a perda dos fitoquímicos ou nutrientes, que possuem a função de prevenir e curar diversas doenças. E é baseado nisso que existe uma corrente alimentar chamada “crudivorismo“: doutrina na qual os alimentos consumidos são de origem agrícola e crus. Não se altera sua forma natural, defendendo a política nutricional de que cozer e/ou fritar devastaria a total capacidade nutritiva do alimento. Além disso, não são incluídos nenhum produto de origem animal. Essas pessoas geralmente são extremamente saudáveis e felizes.

Como vimos, são vários os fatores que podem modificar e empobrecer os nutrientes de nossa dieta.

Mas considerando que uma pessoa tenha acesso aos produtos orgânicos com qualidade e variedade, qual é a quantidade semanal e diária que deveria ser ingerida, para suprir suas necessidades nutricionais? Devem ser consumidas diariamente, de 3 a 5 porções de vegetais e de 2 a 4 porções de frutas, e variando a cada dia os tipos e, principalmente, as cores.

Com os hábitos e a correria do dia a dia, quem consegue ingerir alimentos de qualidade e sem agrotóxicos?

Por isso trabalhamos para aquele público que acredita que se beneficia com o uso de suplementos e vitaminas, para suprir o que não se conseguem obter apenas com a alimentação, por mais adequada que seja.

É claro que um atleta vai precisar de uma maior quantidade de nutrientes, mas existem pessoas que não são atletas, mas tem uma rotina pesada, um trabalho pesado, ou são praticantes de atividades físicas não competitivas mas que exigem bastante do físico, por isso indicamos nossos suplementos alimentares, pois são formas alternativas de agregarmos cuidados com a saúde.

vitafit27

Por esse motivo nossos Colaboradores, ou seja, os Consultores VitaFIT estão sempre muito bem preparados para saber indicar e orientar os clientes sobre qual produto utilizar, e como adequá-lo na rotina de exercícios e alimentação.

Também é nosso papel orientar e abrir os olhos das pessoas que por alguma questão não admitem que não somos mais capazes de consumir ou termos os mesmos hábitos de vida dos nossos avós. Respeitamos toda e qualquer opinião contrária, não gostamos de discutir com quem não aceita alguns fatos. Apenas trabalhamos qualidade para aqueles que enxergam tais verdades e se beneficiam com nossos suplementos alimentares e nossa ajuda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>