vitafit18
Cafeína anula o efeito da Creatina?
30 de June de 2015
Ver tudo
emagrecer
Vita fit

Queima de gordura

Termogênico

Os suplementos chamados termogênicos possuem esse nome porque ajudam o corpo a entrar em processo de termogênese:

Thermo = Calor, Temperatura
Gênese = Geração, Produção

Termogênicos são produtos que possuem ingredientes que estimulam o corpo a aumentar sua temperatura e velocidade de metabolismo, para com isso gerar mais energia pela combustão das calorias dos alimentos e das calorias estocadas no corpo na forma de gorduras, e isso ocorre justamente pelo aumento da velocidade e temperatura do metabolismo.

Mas o que faz o metabolismo aumentar de velocidade e temperatura?

A própria natureza já possui vários ingredientes que são considerados estimulantes naturais, por exemplo: o café, o pó de guaraná e o chá mate preto. E são desses ingredientes que são feitas as cápsulas de termogênicos. Se extrai a cafeína (principal ingrediente) de tais componentes, essa cafeína estimula o metabolismo a gastar mais energia e promove um estado de agitação e alerta constante. Muitas pessoas utilizam esses suplementos para se sentirem revigoradas, pois os produtos nada mais são que estimulantes.

Cada suplemento possui uma concentração de cafeína e estimulantes diferente, é importante o colaborador conhecê-los para saber indicar um produto que satisfaça as expectativas dos clientes sem causar  nenhum tipo de preocupação ou desconforto. A cafeína em excesso pode causar alguns desconfortos gastrointestinais e também um estado de agitação maior, muitas vezes causando a aceleração da freqüência cardíaca.

Mas os suplementos termogênicos não possuem apenas ingredientes estimulantes, como é o caso da cafeína, e sim outros que foram adicionados a fim de melhorar o processo de emagrecimento e perda de gordura.

Conheça esses outros ingredientes:

L – Carnitina

A L- Carnitina é um aminoácido que tem por função fazer o transporte dos ácidos graxos (gorduras suspensas no sangue) para o interior das células para utilizá-los como fonte de energia, processo denominado lipólise.

Por muito tempo foi o único suplemento termogênico utilizado, e funciona mais quando o metabolismo está acelerado, e por isso as pessoas que tomavam L-Carnitina e faziam exercícios aeróbicos obtiam vários resultados. Atualmente esse produto encontra-se proibido de ser comercializado.

Cromo Picolinato - composto do mineral cromo que pode ser tomado de forma isolada ou adicionado a um outro termogênico.

É utilizado porque tem a característica de regular os níveis de glicose no sangue, evitando com isso os picos de glicose que por sua vez ativam a insulina, que é o hormônio responsável por estocar gordura e impedir que o corpo utilize-a como fonte de energia.

Inositol

O Inositol é uma vitamina do complexo B, e essa vitamina é a responsável pela quebra das moléculas de gordura.
Quando as moléculas de gordura são quebradas fica mais fácil de utilizá-las como fonte de energia. Por esse motivo, o inositol também é utilizado para quebrar as moléculas de colesterol ajudando assim a baixar os seus níves no organismo.

Colina

A colina é uma substância utilizada como um agente potencializador da memória e das conexões cerebrais e quando em conjunto com o inositol atua na formação de lecitina, que tem importantes funções no sistema lipídico, ou seja, para usar as gorduras como fonte de energia.

Ervas Diuréticas

Vita fit

Ervas diuréticas são ótimos detox naturais

Existem termogênicos a base de ervas diuréticas e os que contêm também algumas essas ervas e alguns outros componentes, para potencializarem a queima de gordura.

Essas ervas são utilizadas porque são diuréticas, ou seja, induzem o corpo a eliminar mais líquido, melhorando a aparência corporal e o processo de emagrecimento, já que boa parte do sobrepeso geralmente também está armazenado na forma de líquido. Algumas dessas ervas são: cavalinha (Equisetum arvense), dente-de-leão (Taraxacum officinalis), cabelo-de-milho (Zea mays), sabugueiro (Sambucus nigra), abacateiro (Persea americana), quebra-pedra (Phyllantus niruri) e salsa (Petroselium sativum).

Agora que você já conhece mais sobre os termogênicos pode se informar com o seu nutricionista sobre o mais indicado para você. E lembre-se que eles são o suplemento de sua nutrição, então pratique exercícios e mantenha sua dieta balanceada para um resultado muito mais eficiente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>