Whey Protein Isolada - Informações Básicas

A Whey Protein Isolada ou Hidrolizada é obtida a partir de processos que filtram ainda mais a proteína e eliminam totalmente outros resíduos e calorias de carboidratos ou gorduras.

Seu valor biológico é o maior existente, ou seja, a sua absorção é instantânea, pois em cerca de 25 minutos ela já atinge a parte do intestino responsável pela absorção, e por isso se fala que a Whey Isolada tem o menor tempo de esvaziamento gástrico, ou seja, menos tempo fica no organismo e é ideal para as situações que se necessita de absorção instantânea, como nos horários pela manhã e imediatamente após o treino, pois nesses momentos ocorre o que é chamado pelos especialistas de “janela de absorção”, quando a capacidade de assimilação de proteínas pelo corpo é otimizada e aumentada pelo dobro. As Whey´s isoladas não geram nenhum tipo de desconforto para o organismo. Por esse motivo é a fonte de proteína preferida das mulheres e pessoas que tem um sistema gastrointestinal sensível.

Apesar de não ter açúcares e gorduras, o gosto da proteína é extremamente agradável e sua solubilidade (capacidade de dissolver-se) é impressionante, pois necessita apenas mexer um pouco com uma colher para se obter um copo de proteína totalmente isolada. Ela é muito prescrita pelos médicos pelo fato de ser a que mais tem estudos científicos que comprovam os seus benefícios.

Para atingir o máximo grau de pureza da proteína, e para descartar todos os outros nutrientes que não são desejáveis, o soro do leite passa por um processo onde são necessários 2.200 litros de leite para se fabricar 1 kg dessa proteína, e mesmo sendo o soro de leite um resíduo industrial da fabricação de queijos e iogurtes, acaba saindo bem caro para isolar a proteína e por esse motivo as proteínas isoladas são consideravelmente mais caras do que as WPC´s.

As concentrações dos aminoácidos importantes para a recuperação muscular (BCAA´s) e para a imunidade (glutamina) são muito maiores nas proteínas isoladas do que nas WPC´s, de forma que as pessoas que tomam a proteína isolada raramente precisam suplementar com BCAA´s e Glutamina na forma isolada, a não ser que sejam atletas competitivos ou pessoas que sofrem um enorme desgaste físico em seu dia a dia.

As proteínas isoladas são as mesmas que são adicionadas aos melhores e mais caros leites maternos direcionados à crianças que por algum motivo não podem se alimentar no peito, por ser a fonte mais parecida possível com a qualidade e o valor nutritivo do leite materno.

Acompanhe na tabela abaixo o gráfico do valor biológico para diversas fontes protéicas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.